O FENÔMENO
da inovação
É um curso interativo e online voltado para empresas que desejam desenvolver seu potencial criativo.
Nunca foi tão urgente pensar de forma original, e o curso interativo
O Fenômeno Criativo oferece recursos para desenvolver esta habilidade.
A partir de um workshop com atores diversos da empresa, é discutido como os conceitos do curso podem ser aplicados no cotidiano da instituição, gerando exemplos práticos e um conteúdo customizado. Essa co-criação será acrescentada ao final de cada vídeo aula, garantindo total convergência com a realidade e vida prática da organização.
Principais entregas:
-
Desenvolvimento de competências, compartilhamento de conhecimentos, resolução
de problemas, promoção de mudanças, fortalecimento
da diversidade, socialização
e criação em grupo.
-
Elucidação de práticas que precisarão ser desenvolvidas para que a pessoa ou o grupo atue de forma criativa. Além de evidenciar habilidades já existentes que podem ser aprimoradas e compartilhadas.
-
Promoção de mudanças:
Vê-las como algo positivo leva a menos resistência a elas.
-
Capacidade de avaliar
e fomentar o ambiente
e o clima criativo.

“O curso interativo O Fenômeno Criativo traz uma visão sistêmica sobre a Criatividade. Já estava na hora de termos uma abordagem pautada em ciência e comportamento humano, desprovida de clichês e mitos que não fazem mais sentido.”
Saturno de Souza
Diretor de Educação Corporativa
do Grupo Bio Ritmo/Smart Fit

se quiser,
baixe o pdf
A pesquisa O Fenômeno da Inovação trouxe à tona os sentidos que levam executivos e empreendedores a inovar. O objetivo é colaborar na condução de processos de mudança de cultura organizacional de forma que a inovação e a colaboração se tornem práticas fluidas e permanentes.
Assista ao depoimento de Arthur Igreja, professor
da FGV-RJ, sobre a pesquisa O Fenômeno da Inovação
O estudo é uma reflexão sobre o ser-que-imagina-e-age, que aparece na significação de treze renomados inovadores brasileiros que generosamente contribuíram:
André Barros: head of nutrition and innovation e gerente executivo de marketing esportivo e operações na Nestlé Brasil.
Bob Wollheim: head of digital
no Grupo ABC, fundador do YouPix festival e conselheiro do
Endeavor Brasil.
David Schlesinger: médico neurologista, fundador da Mendelics.
Elen Kiss: superintendente de marketing digital e inovação do banco Itaú, professora da ESPM e coordenadora dos cursos de design e estratégia de inovação.
Guilherme Lima: diretor
de inovação e comunicação
da Whirlpool Brasil.
Gustavo Caetano: fundador
da Samba Tech. Cursou inovação
na MIT.
Lourenço Bustani: formado em ciência política e administração pela faculdade da Filadélfia. É fundador da Mandalah.
Luiz Algarra: jornalista formado pela PUC, é consultor de inovação no Grupo Bio Ritmo e Natura. É designer de fluxos de conversação.
Mario Adolfi: fundador da Kidopi, eleito um dos brasileiros mais inovadores pela revista Technology Review, de Massachussetts (MIT).
Martha Gabriel: engenheira, ganhadora de 11 Prêmios iBest e professora de MBA. Palestrante em quatro TEDx.
Romeo Busarelo: diretor de marketing da Tecnisa e professor da ESPM – INSPER – FIA/USP em cursos de pós-graduação e MBA nas áreas de marketing, negócios digitais e inovação.
Rony Rodrigues: sócio-fundador da holding OGrupo, que reúne quatro empresas: Aquiris, LiveAd, TalkInc e Box1824.
Toshizaemom Noce (Toshi): é engenheiro mecânico e head of innovation LATAM Fiat Chrysler Automobiles.
Chico Max é fotógrafo e psicólogo que investiga os processos psíquicos e sociais da criatividade. Trabalha com o Ajustamento Criativo: processo de identificação e superação de fatores de inibição e agentes motivadores da criatividade. Fotografia e Design + Chico Max Fotodesign + Psicologia - Brasil
ajustamento
criativo
O FENÔMENO CRIATIVO
O Ajustamento Criativo é um processo de terapia breve com objetivo de identificar os fatores
de inibição e interrupção da criatividade, assim como seus agentes motivadores.
As inibições que levam à interrupção do ato criativo nos atiram num padrão de respostas estereotipadas às diversas situações vividas.
A essência do processo criativo
é a mudança, a conversão de uma forma em outra e, para evoluirmos, é fundamental darmos novas respostas para demandas
que se apresentam como fixas.
A criatividade não é um dom que algumas pessoas têm e outras não. Ser criativo é uma possibilidade inerente à natureza humana e evitar o ato criativo implica na perda da capacidade de auto realização.
Consiste em:
-
Ajudar na percepção
dos fatores e práticas
que estimulam e inibem
a criatividade.
-
Fornecer subsídios para
o desenvolvimento de um método criativo original.
-
Propiciar a possibilidade de ensaiar novos modelos de ação.
